abrir em uma nova janela nova janela  
Censo 2010 - Análise dos bairros de Curitiba
Densidade Populacional


Série Histórica

O IPPUC acompanha as mudanças socioeconômicas nos bairros de Curitiba desde a década de 70. Isto ocorre porque há um acordo com o IBGE que faz coincidir a delimitação dos distritos censitários (divisão que o IBGE adota para aplicação do Censo) com a divisão dos bairros da cidade.

A série histórica sobre a evolução dos bairros é instrumento de planejamento, pois permite monitorar o crescimento da cidade propondo programas e ações da Prefeitura adequadas a cada área.

Taxa de Crescimento da Cidade

As taxas de crescimento da cidade vêm declinando a cada Censo. O maior crescimento ocorreu entre os anos 70 e 80, quando a taxa foi de 5,34% ao ano. De acordo com o Censo de 2000, considerando o período 1991-2000, a taxa de crescimento anual foi de 2,11%. O último Censo apontou para o período 2000-2010 uma taxa de crescimento anual de 0,99%.

 

Observando-se o mapa que mostra a evolução da ocupação urbana, percebe-se que o município de Curitiba está próximo do esgotamento de seus limites geográficos. A área do município, de 432 quilômetros quadrados, está praticamente toda loteada, restando poucas áreas para expansão.

Evolução da Ocupação Urbana 

Densidade Populacional

O esgotamento das fronteiras do município e o aumento populacional provocam um fenômeno chamado de crescimento na taxa de densidade (medida pela relação habitantes pela área, que nesse caso é medida em hectare). Esta taxa era 14,01 em 1970. Segundo o Censo 2010, a densidade média na cidade é 40,30 habitantes por hectare. Este índice pode variar de acordo com o bairro e é maior nas regiões onde há verticalização mais acentuada.

Bairros mais densos de Curitiba

Os 10 bairros mais densos - mapa

Localização dos dez bairros mais densos de Curitiba, segundo o Censo 2010

O Centro continua a ser a área mais densa da cidade, fenômeno que se mantém desde a década de 1970. O segundo bairro mais denso, em 2010, é o Água Verde, seguido do bairro Sítio Cercado.  É interessante ressaltar que o bairro Água Verde está localizado em uma ZR 4, ou seja, área definida na Lei de Zoneamento e Uso do Solo como de média e alta densidade. Já o terceiro bairro mais denso – Sítio Cercado – é de ocupação recente (início dos anos 1990), resultado de ação direta do Poder Público Municipal com os empreendimentos chamados Bairro Novo. É importante também ressaltar que o Bairro Sítio Cercado tem, predominantemente, uma ocupação horizontal e está localizado em área definida na Lei de Zoneamento e Uso do Solo como SE-HIS ou Setor Especial de Habitação de Interesse Social destinada a regularização fundiária e/ou a programas habitacionais de interesse social. Outra surpresa na lista é a inclusão do bairro Fazendinha (9º colocado), que tem um perfil de ocupação semelhante ao do Sítio Cercado. Os demais bairros de maior densidade em 2010 estão localizados em ZR 3, ou seja, áreas classificadas como de média densidade.

Os 10 bairros mais densos - gráfico

Densidade demográfica dos dez bairros mais densos de Curitiba, segundo o Censo 2010

Em compensação, alguns bairros tradicionais, Rebouças, São Francisco, Alto da Rua XV e Mercês, que estavam entre os dez primeiros em adensamento na década de 70, foram perdendo posições gradativamente e, a partir do ano 2000, saíram desta lista.

 

 Os 10 Bairros com maior Densidade Demográfica

Bairros mais populosos

A Cidade Industrial, que é o maior bairro em extensão da cidade, é também o mais populoso. Esta posição foi conquistada em 1991 e mantida em 2000 e 2010. O Centro, que era o bairro com maior população em 1970, nem aparece na lista dos dez bairros de maior população em 2000 e 2010.

Verificando a série histórica dos dez bairros mais populosos, nos censo 1970 e 1980, a maioria deles ainda estava localizada próxima à área central e ao setor estrutural. Já o Censo de 1991 evidencia o crescimento populacional dos bairros mais ao sul, onde ainda há áreas para expansão urbana. Atualmente no mapa da cidade, os bairros mais populosos formam um anel que abrange as regiões sul e leste. O Água Verde, 10º colocado, é o único que fica próximo à área central, junto ao setor estrutural sul.

Os três bairros mais populosos - Cidade Industrial, Sítio Cercado e Cajuru - são os mesmos que aparecem nesta posição no Censo de 2000 do IBGE. O crescimento dos três foi intensificado a partir da década de 90.

Os 10 Bairros mais Populosos

Domicílios

A lista de bairros com maior número de domicílios apresenta uma variação com relação à lista dos mais populosos. Cidade Industrial, Sítio Cercado e Cajuru ocupam as mesmas três primeiras posições. Na quarta posição o Boqueirão ultrapassa o bairro Uberaba. Na sexta posição reaparece o Bairro Centro, suplantando os bairros Água Verde, Xaxim, Alto Boqueirão e Portão e excluindo da lista dos 10 mais o Pinheirinho.

Os 10 Bairros com maior Número de Domicílios

Um indicador bastante importante é a densidade domiciliar - média de moradores por domicílios - que vem reduzindo bastante ao longo dos anos. Em Curitiba nos anos 80 ela era de 4,25 e em 2010 reduziu para Curitiba para 2,76 habitantes por domicílio.

O Bairro Caximba, que apresenta a maior densidade domiciliar em 2010 - 3,29 moradores por domicílios - em 1980, apresentava 5,12 moradores por domicílios, significando uma redução de aproximadamente 2 moradores.

O Centro continua tendo as menores densidades domiciliares 3,19 em 1980 e 1,60 em 2010. Observando os mapas a seguir observa-se que as densidades domiciliares são mais baixas nos bairros centrais, e mais altas nos bairros periféricos.

A queda da densidade domiciliar evidência a queda da taxa de fecundidade, isto é, as famílias estão bem menores que em 1970, e provavelmente um aumento significativo de pessoas morando sozinha.

Densidade Domiciliar

Dos 10 bairros mais populosos o Sítio Cercado é o bairro que apresenta a maior concentração de moradores por domicílio - 3,11. Depois, vem o Pinheirinho e a CIC com 3,02, o Cajuru com 3,01 seguidos pelos demais.

Crescimento Populacional dos Bairros

As taxas de crescimento anual mostram que os bairros periféricos, onde ainda é possível a expansão da ocupação, foram os que obtiveram taxas de crescimento maiores que as de Curitiba. Já os bairros centrais, com exceção do Bairro Centro, foram os que apresentaram os menores crescimentos ou até mesmo crescimentos negativos. Essas reduções podem indicar processos de transformação do uso das edificações, de residenciais para comerciais.

O bairro que mais cresceu no período 2000 a 2010 foi o Campo de Santana. A taxa de crescimento anual foi 13,77%, muito superior a taxa da cidade no mesmo período que ficou em 0,99% ao ano. Do lado oposto, o bairro Prado Velho apresentou um decréscimo de 1,52 ao ano, apresentando perda de 1.007 habitantes entre 2000 e 2010.

 Taxa média de Crescimento Anual da População

Os dez bairros que mais cresceram (Campo de Santana, Augusta, Mossunguê, Ganchinho, Lamenha Pequena, Tatuquara, Riviera, Campo Comprido, Umbará e Taboão) apresentaram taxas bem superiores à média da cidade, confirmando a ocupação de áreas ainda disponíveis no município.

Os 10 Bairros com maior Crescimento Absoluto Populacional

O crescimento do Campo de Santana, bairro que lidera a lista, pode ser creditado à política habitacional do município, que direcionou para a região grande parte dos investimentos da COHAB-CT nos últimos anos. Em 1980, o bairro tinha uma população de 6.895 pessoas e a partir de 2000, o bairro passou a ser considerado área de expansão urbana e a abrigar loteamentos do programa habitacional da cidade. Nos últimos 10 anos 19.322 pessoas passaram a residir neste bairro e a Prefeitura passou a considerar o bairro como uma das prioridades para a instalação de equipamentos públicos, com a construção de escolas, unidades de saúde e creches. 

O monitoramento do processo de crescimento da cidade, a partir dos dados do Censo, permite que a Prefeitura mantenha políticas de educação, saúde, habitação e saneamento dentre outras, direcionadas às áreas de maior demanda da cidade. Isto é importante para definir a localização de equipamentos, quando são identificadas necessidades de expansão da rede de serviços públicos.

Bairros que mais cresceram na última década são os que têm maior metragem de área verde por habitante

 Bairros mais cresceram e áras verdes - mapa

Os 10 bairros que mais cresceram na última década - entre 2000 e 2010 - são também os que têm a maior metragem quadrada de área verde por habitante. Entre os bairros com maior crescimento na década destacam-se Campo de Santana com crescimento de 263%; Augusta, com crescimento de 82%; Mossunguê, 71%.

Bairros mais cresceram e áras verdes - tabela Bairros mais cresceram e áras verdes - gráfico

14 Bairros que perderam população na última década

Dos 75 bairros de Curitiba, 14 tiveram decréscimo de população na última década - 2000 a 2010. O bairro Prado Velho foi o que mais perdeu população em termos percentuais - 14,22% - e o bairro Mercês, o que mais perdeu população em termos absolutos - 1.182 pessoas.

Bairros que decresceram - mapa

 Bairros que decresceram - gráfico

 

Data de atualização: 30/01/2012.