A Rede

 

O que é a Rede?

A Rede Curitiba de Soluções Urbanas Inovadoras é um programa do IPPUC que visa à integração e ao fomento de pesquisa e ao desenvolvimento de trabalhos voltados a questões urbanas. É uma plataforma aberta de construção compartilhada de conhecimento, buscando o desenvolvimento da inovação com transferência de tecnologia entre o setor público, academia, instituições de pesquisa e o setor produtivo, com a geração de propostas de enfrentamento aos desafios urbanos. É um ambiente colaborativo, de parcerias e compartilhamento de conhecimento para acelerar o efetivo desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade.

Participam o setor público com os desafios e demandas da sociedade, academia e instituições de pesquisa e pesquisadores com soluções e alternativas efetivas e o setor produtivo com a viabilização das soluções em forma de produtos e serviços. A rede também propicia e facilita a identificação e interlocução com agentes de fomento.

Por que a Rede?

No momento atual, com a acelerada evolução tecnológica impactando sobre as cidades, o uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação, o desenvolvimento da sociedade em rede, a relevância da economia do conhecimento e as novas metodologias de produção baseadas principalmente no setor de serviços exigem da sociedade a disponibilidade de capital intelectual e sua continua formação, propiciando uma maior diversificação na geração das riquezas. A produção de conhecimento e de inovações assume esse papel como novo recurso propulsor desta economia, principalmente no meio urbano. As cidades transformam-se dentro de um contexto de competição global para atrair e reter talentos e investimentos com o intuito de fomentar o desenvolvimento em seus territórios.

Como alternativa para responder e se adequar às rápidas alterações urbanas, as quais geram grande número de demandas complexas que necessitam de estudos aprofundados para subsidiar políticas públicas e tomada de decisões pelos planejadores e gestores, indica-se uma tendência crescente de constituição de formatos organizacionais específicos entre diferentes tipos de agentes sociais e econômicos, em ambientes propícios para a geração de inovações, envolvendo desde etapas de pesquisa e desenvolvimento e produção, até a comercialização.

Tais formas de interação vêm interligando os diversos atores, destacando-se, particularmente, o setor público, academia, instituições de pesquisa e o setor produtivo, visando promover o conhecimento para acelerar o efetivo bem estar do cidadão e o desenvolvimento, tecnológico e econômico da cidade.

Para promover esta interação, propõem-se a criação de uma rede colaborativa entre estes atores de modo a gerar soluções urbanas a partir dos temas explícitos no plano diretor, quais sejam: estruturação urbana, mobilidade, desenvolvimento econômico, ação social, meio ambiente, habitação e segurança, sob o viés da inovação, sustentabilidade e governança.

Quais os objetivos da Rede?

Basicamente: Constituir e consolidar uma rede integrada e colaborativa de soluções urbanas inovadoras.

Mais especificamente:

Conectar planejadores e gestores públicos, pesquisadores e investidores numa rede colaborativa;

Identificar e apresentar desafios urbanos que representem a real necessidade de enfrentamento;

Direcionar parte dos esforços das entidades de pesquisas para as demandas da cidade;

Possibilitar a coordenação dos trabalhos de pesquisa de forma a evitar sobreposições e valorizando a complementariedade entre eles;

Dinamizar a economia local;

Potencializar o conhecimento local nas questões relacionadas às soluções urbanas e viabilizar a efetiva gestão deste conhecimento.

Quem pode participar da Rede?

Administração municipal, academia, instituições de pesquisa, de desenvolvimento e de fomento, empresas com potencial de inovação, associações e federações afins, técnicos e pesquisadores que já detenham um “acervo técnico”, potenciais investidores.

Que resultados são esperados da Rede?

Disponibilizar a oferta de trabalhos técnicos ou científicos que venham a propiciar soluções ou alternativas para os planejadores e gestores urbanos, numa apresentação de projetos mais qualificados, sistêmicos e de longa duração para a cidade;

Uma rede permanente, organizada e consolidada de produção e aplicação de conhecimento em soluções urbanas;

Formação e consolidação de um mercado em soluções urbanas com a resultante dinamização da economia local;

Fortalecimento do capital humano das instituições envolvidas na rede de soluções urbanas inovadoras;

Consolidar Curitiba como uma cidade referência em soluções urbanas inovadoras.